terça-feira, 5 de julho de 2011

Militares da GNR com nova função: “Limpadores de Quartéis”!

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda denunciou nesta terça-feira, que os militares da Guarda Nacional Republicana passaram a “acumular", por determinação superior, a tarefa de “limpadores de quartéis”
“in Público”
Estou mesmo a ver, naquelas“paradas”todas engalanadas, substituir-se o“Apresentar armas”pelo “Apresentar vassouras”!
A decisão de atribuir aos guardas a limpeza dos quartéis e repartições além de não dignificar a imagem da GNR, não atenua minimamente os momentos de crise que vivemos, antes pelo contrário, lança no desemprego “de um dia para outro” quase um milhar de mulheres e alguns homens, a quem estavam atribuídos esses trabalhos.
Quem tem de limpar deixa de poder desempenhar tarefas operacionais! 
Principalmente fora dos grandes centros, há anos que a GNR se debate com problemas logísticos e humanos que a maioria das pessoas não se apercebe e que a impede de prestar um bom serviço às populações em termos segurança pessoal e material.
Há uns anos vi um comandante de um posto do interior pagar com um cheque pessoal o abastecimento mensal das viaturas de serviço, curioso, perguntei o porquê da situação, ele respondeu-me meio rir: "o dono deste posto de abastecimento já não fia á GNR e se quero continuar a patrulhar o concelho,tenho de ser eu a adiantar o dinheiro"….

3 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto nas unidades militares se substituem os antigos Sentinelas, exercidos por praças e recrutas passando a ser exercido por Seguranças Privados por razões de "prestigio" profissional, já os militares da GNR tratam de "desprestigiar" a seu estatuto profissional.

Será que, tal como existem comandantes "donos" de empresas de segurança não haverá também de empesas de limpeza?? (cala-te boca)

Anónimo disse...

Será que já se esqueceram á 30 anos atráz quem limpava os quarteis?
E na altura era natural porquê agora tanta admiração quando quando o País precisa tanto do dinheiro de todos nós

Anónimo disse...

Enfim, em vez de evoluir, a GNR regride. Há 40 anos era assim;- Quem limpava as cagadeiras, quem? o zé soldado. Pelo que se está a ver voltamos ao mesmo. Se cortassem nas mordomias e reduzissem ao efectivo dos oficiais superiores, seria um bom começo. Reparem só no exemplo ( há dias de passagem por um quartel da GNR estava um senhor coronel a aprender a fazer a escala de serviço, porque não tinha quaisquer funções atribuidas). Estava o cabo escalador a ensinar tão ilustre figura. São tantos sem funçõs e nada para fazer que até se aborrecem de se sentirem inúteis, sim é mesmo isso que eles se tornaram. O GRTP tem oficiais superiores a mais, bastava um com as funções de comando. É triste serem sempre os mesmos a limpar a merda dos outros. E o mexilhão é que se lixa. Sinto tanta tristeza ao ver que as praças da GNR continuam a ser enxovalhadas. Atitudes destas em nada dignificam as pessoas. Enquanto houver ratazanas em gabinetes sombrios tudo será mais na mesma....